segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Drivers Legion Track Day 1/1


Os SlotSharks vão, no próximo mês, experimentar um "Track Day" organizado pela Drivers Legion em Vila Nova de Poiares.

O Shark Henrique sempre foi um "aficionado" praticante do desporto automóvel , correu nos anos 80 em provas de Karting ( ainda muito antes do boom que esta modalidade sofreu) tendo participado em diversas provas do campeonato Nacional e Taças de Portugal , em provas na Alemanha e Holanda e integrando a equipa Portuguesa representou Portugal no Troféu dos paises latinos em Fenouillet (França) em 1986( em que participou ao lado de, por exemplo Yvan Muller e Emanuel Naspetti ) e, aonde foi companheiro de equipa, entre outros, de Pedro Couceiro.

Em 1988 disputou ainda algumas provas do Regional de iniciados em Rallies e em 1987 o Campeonato de Formula Ford com um Van Diemen de 85. Depois, e por falta de apoios financeiros, a atenção voltou-se para as 2 rodas nomeadamente o Motocross e Enduro. Já mais recentemente participações esporádicas em eventos de karting 4T e em 2007 ( a convite do Auot Hoje) alinhou em 2 provas do troféu Seat Leon Vodafone.
De momento, estamos em crer que não existem condições em Portugal para a prática de desporto Automóvel por parte de pilotos privados e iniciados. Para além de iniciativas esporádicas como o desafio Unico e o troféu Bravo,( que partiram da "carola" de terceiros) a FPAK , pouco ou nada tem feito para o desenvolvimento da modalidade, assim , os elevados preços das licenças desportivas, das inscrições nas provas, os regulamentos restrictivos apenas tiveram o efeito de criar grelhas pequenas, corridas com pouco interesse desportivo e permitir apenas a uns poucos ( com poder financeiro ) a prática deste desporto que se tronou incomportável para a maioria dos interessados.

Assim acabou o campeonato Nacional de Karting em 2009 por falta de pilotos inscritos, o TT encontra-se moribundo e até classes outrora bastante populares ( como o Rally Cross) se encontram em declineo. A crise financeira apenas veio a tornar evidente que a forma promovida pela FPAK de praticar desporto automóvel não é sustentável, pelo que, prevejo para 2010 um panorama ainda mais desolador.

Por outro lado existem iniciativas não oficiais, como os Track Days, que, por permitirem a participação de diferentes tipos de carros ( Homologados não homologados, clássicos, desportivos etc,) com regulamentos simples , permitem uma grande dose de divertimento a custos mais acessíveis a um universo maior de adeptos. Estas iniciativas estão em franca expansão com os limites do número de inscritos a serem atingidos semanas antes dos eventos. Afinal quem estará no caminho certo ?

Assim e enquanto não há uma mudança , para melhor, do desporto automóvel na escala 1/1 em Portugal os SlotSharks continuarão nos Slotcars e a experimentar ideias e iniciativas novas do 1/1 como esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário