“Slot Racing for Professionals, PLAFIT racing stands for the passion of speed and a high level of thrilling racing action” O slogan da Plafit Racing é talvez a melhor frase para definir o ambiente desta competição disputada ao mais alto nível.. 56 Equipas presentes sendo que o grosso, oriundo da Alemanha cujos pilotos passaram por uma disputadíssima qualificação, em que, as equipas alemãs presentes nas finais eram do mais alto nível , e foi talvez para nós esta, a maior surpresa. Um ambiente super profissional, todos a encararem esta prova muito a sério sendo que este fim de semana era, para muitos o ponto mais alto ano ano slotistico.
De facto, ás vezes, o ambiente era um pouco sério de mais tal a concentração e forma meticulosa como as equipas de ponta prepararam esta prova,; programas de telemetria nos Laptops caixas de ferramentas super bem apretrechadas, carros muitíssimo bem preparados, pois aqui, o minimo detalhe conta.
Percebemos agora a razão pela qual os alemães têm dominado esta prova nos últimos anos, e não é o facto de estarem a correr em casa. Só para terem um ideia o 2ºlugar da geral foi decidido na última volta por 1 ( um ) metro de diferença.
No entanto para além deste foco supercompetitivo não deixam de ser extremamente desportistas quer pelo comportamento em pista quer pela atenção e ajuda que dedicam aos que vieram de longe , e aí entramos no comentário á nossa participação.
Como terceiro piloto da nossa equipa entrou em cena o Shark Philipp nosso sobrinho e primo que embora residindo na Alemanha tem ainda pouco experiência nestas coisas dos Slots, foi apenas a terceira prova que realizou e a primeira vez que tinha andado com Plafit´s , aqui residiu a segunda surpresa, a sua adaptação foi ultra rápida e atendendo ás circunstâncais portou-se muito bem, conseguindo em tremos de rapidez chegar ao nível dos outros Sharks, faltando-lhe ainda, como seria de esperar , falta de consistência , principalmente mais calma para evitar desnecessárias saídas de pista, aliás este foi um factor muito importante pois qualquer peça caída ou partida do carro obrigava a uma paragem nas boxes, em tempo de corrida para a fixar , com as daí resultantes percas de tempo que isso acarreta e assim, como o tempo para treinos era limitada ( ao minuto supervisonado pela organização *****), decidimos logo de inicio fazer a divisão das calhas deixando as 2 mais rápidas e centrais para o Phillip dividindo as das pontas pelos outros 2 sharks ( total de 8 calhas ).
Logo de inicio os pilotos têm de escrever e registar numa folha entregue pela organização quem vai correr em quais calhas, atender ao brifing das equipas e fazer a acreditação.
três sessões de teinos livres com o T-Car e/ou o de prova, no total de 120 minutos para adaptação e afinação á pista e uma sessão de 8 minutos para rodar com o carro de prova já pós verificação técnica, sendo que qualquer correção a fazer teria de ser feita nestes 8 minutos, e infelizmente foi o que aconteceu, uma errada interpretação nossa do regulamento fez com que fosse necessário encontrar um eixo de 75 mm para a frente do carro e que por sinal estava esgotada no mercado pelo que andou o Shark Henrique pelo Paddock, e em alemão, a pedir dois eixos , um para nós e outro para os amigos de Terrassa.
Felizmente que o desportivismo dos presente é grande e lá nos emprestaram o material sendo que ainda tivemos de parar para colar um vidro que saltou devido a um embate mais violento de um dos Sharks,... resultado apenas deu para rodar 6 voltas com o carro de prova com o material cedido pela organização(motor, rodas traseiras, escovas e rolamentos eixos novos e sorteados)
De qualquer forma serviu para aprendermos a ter mais cuidado no briefing em que, aliás é feita uma pré verificação técnica no final da primeira sessão de teinos livres em que cada participante recebe uma lista com os pontos a alterar ( que não estão de acordo com o regulamento ) no “Race Car” depois de um primeiro escrutinio tipo “IPO “, enfim TUDO muito semelhante ao que se faz cá no Burgo : ), e ter um cuidado especial com a “máquina de prova”.
A pole foi mais um novo desafio para o Shark Duarte já que o minuto sózinho em pista foi presenciado por cerca de 200 espectadores ( nas bancadas e em em torno da pista), embora o tempo tenha sido “modesto” o facto de estar em pista o Slotista mais jovem do campeonato e ainda por cima vindo de Portugal, teve direito a uma salva de palmas “especial”.
Um dia em cheio , que embora apenas tenha dado para rodar cerca de 2 horas efectivas nos “obrigou” a estar no recinto desde as 8.00 da manhã ás 23.00.
No sábado corremos na manga 1 ás 9.30 da manhã, um manga bastante disputada em que e começando a correr nas calhas mais lentas nos obrigou a fazer uma corrida de trás para a frente, e cedo se percebeu que o nosso adversário directo iria ser a Engage Racing vinda de Itália que tinha como piloto convidado , o nosso “amigo” Ivan Basas da IBB, até ao 5º turno (calha 3) que não era a mais rápida a coisa ainda parecia que nos iria correr de feição, já que ficando em 2º nessa calha ainda conseguimos reduzir o atraso até uma volta, mas uns erros desnecessários na calha seguinte acabou por nos retirar essa hipótese acabando a prova a 6 voltas da equipa italiana.
Se em termos de rapidez e mediante o slotista e a calha em que corremos nos separam 2 a 6 décimas por volta dos melhores , em termos de resultado final a nossa média de tempos ficou 8 décimas acima, ou seja para além de speed ainda nos falta consistência.
Falhámos por pouco o nosso objectivo, que era de 700 voltas dado que apenas nos foi possível fazer 690, para o ano o objectivo será; 720 voltas.
Assim e para o ano de estreia fica o registo do 39º Lugar final no DPM 2010.
Haveria ainda um prémio especial, é que, nós conseguimos com o nosso resultado , e por mérito próprio a qualificação para as Plafit World Series Sprint 2010.
Uma série nova e que encerrou a DPM 2010. A melhor equipa de cada nação e as 8 nações mais bem classificadas tiveram o direito de, no final disputar as Plafit World Series de Sprint numa corrida com carros iguais ( Honda NSX) cedidos pela organização com igual nível de preparação e especificações ligeiramentes distintas daquelas com que se disputou o DPM.
Estes carros foram sorteados entre as 8 equipas finalistas para uma corrida de 8x6 minutos.
Para nós foi o coroar desta participação, os andamentos são mais semelhantes e embora os vencedores tivessem sido os mesmos (Kraner Racing,Alemanha ), as diferenças para os lugares secundários era já bem menor .
E os SlotSharks que estavam super entusiasmados com esta oportunidade tiveram uma saída de leão, ao final das duas primeiras calhas estavam as equipas dos 5º, 6º, 7º e 8º lugar todas na mesma volta a 2 voltas apenas dos lideres, mas, infelizmente, uma série de erros desnecessários nas 3 seguintes calhas atrasou-nos irremediávelmente para o oitavo lugar que, embora nos tenha ainda sido possível recuperar algo nas últimas 2 nos deixou fora de um lugar melhor que não o oitavo, aí falta aprender a controlar melhor a tensão e nervosismo o que, só se aprende com a rotina de correr.
De qualquer forma e para terminar, foi uma grande experiência e eu não sei quem estava mais entusiasmado se os joven Sharks ou aqui o “velhote”, de qualquer forma , foi a nossa melhor corrida de Slot na ainda, curta carreira e um evento a não esquecer.
Os parabéns da Carta Motorsport por esta nova experiencia. Não interessa o lugar alcançado mas sim o que se aprende nestes eventos.
ResponderEliminarContinuem que bem merecem.
Um abraço
Muito Obrigado pelas Vossas sempre simpáticas palavras de apoio,
ResponderEliminarUm grande abraço
Henrique
Sharks,
ResponderEliminarBem sabem a "inveja" que tenho de nunca ter participado numa coisa destas. Parabéns, a vossa presença é reveladora da paixão que vos move!
Aquele abraço